Comitê Canoas – Pelotas celebra a entrega do Plano de Recursos Hídricos e a renovação de suas organizações-membros
O segundo trimestre de 2024 foi um período profícuo e importante para o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do rio Pelotas (Comitê Canoas – Pelotas).
Em abril e maio foram realizadas as oficinas finais do Plano de Recursos Hídricos das Bacias Hidrográficas do rio Canoas e dos Afluentes Catarinenses do rio Pelotas, sobre outorga e cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Os eventos aconteceram nas cidades de Campos Novos, Curitibanos, Lages e São Joaquim; e a UFSC/Campus de Curitibanos sediou duas das oficinas, nos dias 04/04 e 02/05. Esses eventos contaram com a presença de professores, estudantes, representantes de associações, sindicatos, empresas e órgãos públicos, e moradores da bacia hidrográfica. Em junho, após a consolidação das informações coletadas nas oficinas, foi entregue e provado em plenária o Plano de Recursos Hídricos. O evento ocorreu no dia 13, na cidade de Lages, na UNIPLAC (sede do Comitê Canoas – Pelotas); e marca um momento histórico para o Comitê: que, agora, tem um plano e diretrizes para orientar as ações de gerenciamento dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Canoas – Pelotas.
Ainda nos meses de maio e junho, ocorreram as Assembleias Setoriais Públicas (ASP), destinadas à seleção/renovação das organizações-membro do Comitês Canoas – Pelotas para o quadriênio 2024-2028. A posse das organizações-membros, cuja lista completa consta na Deliberação nº 14/2024 do Comitê Canoas – Pelotas, ocorreu no dia 26/06, em Assembleia Geral Extraordinária no formato remoto, com mais de 40 instituições presentes. Tais organizações-membros terão o importante trabalho de iniciar a implementação do Plano de Recursos Hídricos, o qual conta com um painel interativo para o acompanhamento do desenvolvimento de suas ações.
#ASAMapoiaEssaIdeia